Buscar
  • Casal no Arraial

Parque Marinho Recife de Fora – Mergulho com cilindro

Considerado um dos pontos turísticos mais procurados em Porto Seguro, o passeio turístico ao Parque Marinho de Recife de Fora é ponto obrigatório para quem visita a região. O terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil!!

Fizemos este passeio com a Portal Turismo, a agência parceira aqui da Ekos´s, que tem ótimos preços e um excelente atendimento. Pegamos com a Portal Turismo uma van até a balsa, as 07h45min, e lá fomos recepcionados pela equipe Porto Dive. Na balsa nós encontramos turistas que vinham de outras agências, e juntos seguimos para o Píer no centro de Porto Seguro. Esta travessia foi feita de balsa, em função da maré baixa.

Fomos fazer o mergulho nós dois, Aline e John, e a mãe da Aline, Gorete.

Lá no Píer de Porto Seguro, ficamos aguardando outros turistas chegarem, essa espera foi um pouco longa, creio que por mais de 1 hora. Mas depois que a escuna sai, até a espera vale a pena!!! É uma paisagem linda, o vento batendo no rosto, e o barco vai se afastando da praia... são aproximadamente 45 minutos mar a dentro até chegar ao ponto onde os mergulhos são feitos. Ponto importante: O John não sentiu nada, a Gorete tomou um remedinho para não sentir náuseas, a Aline não tomou e foi com o estomago embrulhando a partir do minuto 5! Kkkkkkkkkkk... Durante este percurso todos várias informações extremamente necessárias são passadas, por exemplo:

Não precisa saber nadar para fazer o mergulho. Um mergulhador da equipe sempre acompanha as duplas.

Não é recomendado para pessoas que possuam problemas cardíacos, grávidas e menores de 12 anos (não nos recordamos exatamente a idade, mas o cilindro é pesado e embaixo d’água é necessário um pouco de conhecimento do próprio corpo, então cremos que realmente não seja legal pra uma criança, talvez ai seja mais recomendado o mergulho com snorkel), porém todos podem ir ao passeio, só não é recomendado mergulhar!

São ensinadas várias e repetidas vezes como colocar o respirador na boca, como solucionar problemas que podem ocorrer: água na boca, água no nariz, pressão no ouvido. Prestem atenção, tudo isso acontece e a gente precisa saber resolver, porque os mergulhadores ajudam, mas não tem como fazer por nós!

Eles passam pra nós também como vai ser a comunicação dentro da água com o mergulhador, feita através de sinais de ok, para cima e para baixo. O material e as roupas de mergulho são todos fornecidos por eles, a gente só precisa levar a cara e a coragem!!

Roupinha vestida, instruções passadas, é hora de mergulhar!!!

Primeiro fomos Aline e John... Aline já tinha feito mergulho com snorkel e achou que tava dominado... Pulamos na água e começou a vergonha que já nos rendeu muitas risadas, mais risadas para o John e para quem ouve ele contando! A instrução dos mergulhadores era de respirar com calma, e a Aline não conseguia. Foi a conta de colocar a cara na água, bateu um pânico e ao invés de respirar devagar, ela basicamente fazia respiração “cachorrinho”... kkkkkk... Outra coisa que a Aline não fez foi manter a boca bem fechada, resultado: entrava água na boca, ela tentava respirar pelo nariz por impulso e entrava água na mascara, o verdadeiro caos. Volte na parte em que dissemos somente a cara na água, ainda não tinha começado a mergulhar... até o mergulhador ria! Kkkkkk... Neste ponto John estava em um misto de gargalhada e preocupação! Kkkkk... Bem, o mergulhador já acostumado com essa cena, acalmou tudo e propôs que a Aline tirasse no mínimo as fotos antes de desistir!!

E assim com mais calma, o mergulho continuou... Fomos conseguindo descer mais, resolvendo os problemas com a pressão nos ouvidos, que acontecem bastante, e o passeio foi lindo a 13 metros de profundidade!!! Vimos várias espécies de peixes, corais, anêmonas... Uma paz, como mágica!! Sempre em dupla e acompanhados pelo mergulhador. Nós amamos!!!

Nosso mergulho durou aproximadamente 20 minutos, mas normalmente pode chegar até uns 35 minutos, depende do cilindro de gás, que é acompanhado pelo mergulhador, ele avisa quando está acabando e é hora de subir. Como gastou muito ar dando manota, o cilindro da Aline acabou rápido e o do John ainda tinha bastante, mas tivemos que subir!

Filmamos todo o mergulho, mas ninguém fica surpreso se a gente contar que a Aline mexendo na maquina conseguiu perder o vídeo, né?!

A Gorete, mãe da Aline, também mergulhou, em outra dupla, e foi tudo perfeito. Teve manota, mas essa a gente deixa pra ela contar! Rsrs

Voltamos do Parque aproximadamente as 12h30min e a escuna deixou todos nós aqui na balsa de Arraial. As agencias normalmente não buscam na balsa na volta deste passeio, mas é só pegar uma van para retornar ao centro.

O passeio custou R$ 150,00 (preço na data) e a van para retornar ao centro R$3,80. Durante o período em que estamos esperando todos mergulharem, é fornecido um lanche, com biscoitos e frutas, bem leve e ótimo! A Porto Dive tira as fotos embaixo d´água, o valor é R$40,00 por pessoa. Recomendamos que levem suas máquinas caso tenham, mas dificilmente vão conseguir tirar fotos com ela, apenas filmar!

Se a gente recomenda este passeio? MUITO!!!

Já está com viagem marcada e quer reservar este passeio com antecedência? Chama no whatsapp e a gente te ajuda!!

Um beijo grande e até o próximo post!